DevPro - Professional Development ícone Twitter
ícone Facebook
CONTATO: devpro@devpro.com.br - (14) 3042-0145 - Bauru - SP

Servicos

Serviços

SEO - Otimização para mecanismos de busca

O significado de SEO é "Search Engine Optimization" (ou Otimização para mecanismos de Busca, em tradução livre para o Português).

O SEO consiste na otimização, através da utilização das ferramentas adequadas, de uma página ou site, para que seja encontrado pelas ferramentas de busca adotadas pelos maiores buscadores tais como Google, Bing, Yahoo e outros.
A utilização das técnicas de SEO visa o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de busca.

O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em páginas de resultado era alfabética, tal como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.

Os componentes utilizados no cálculo destes algoritmos são guardados a sete chaves pelos sites de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas e ferramentas para o desenvolvimento de sites amigáveis aos buscadores.

O SEO pode ser dividido em duas partes: fatores internos e fatores externos. Os fatores internos são relacionados ao site propriamente dito, ou seja, são ligados ao desenvolvimento do site. Alguns exemplos são: utilização de urls claras, utilização de padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização de tags html. Já os fatores externos consideram o relacionamento de outros sites com o site otimizado. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, qual a relevância dos sites que apontam o site otimizado e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores internos e externos, as páginas são pontuadas pelos algoritmos de busca que calculam a relevância da página e das palavras-chave relacionadas à ela.

O melhor posicionamento do site depende de um trabalho construído ao longo do tempo, não se trata de estar no primeiro ou segundo lugar do dia para a noite, mas de um trabalho constante de análise e acompanhamento das buscas realizadas ao site.

Por fim, não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar aos buscadores para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados.

Solicitar orçamento

Preencha o formulário abaixo para enviar uma solicitação de orçamento para a DevPro.

© - Todos os direitos reservados